terça-feira, 5 de abril de 2011

Curso Básico de HTML e CSS - Parte II




“Se você tem uma maçã, e eu tenho uma maçã e nós trocarmos as maçãs, cada um de nós terá uma maçã. Mas se eu tenho uma idéia e você tem uma idéia e nós trocarmos as idéias, cada um terá agora duas idéias.”


HTML E CSS - PARTE II

Olá caros amigos! Segue breve texto sobre html para dar continuidade as nossas dicas de como adiantar o conhecimento sobre html e css.

Vou ser bem prático, ou seja, dizer o que vocês precisam saber e conhecer. As dúvidas deverão ser pesquisadas como forma de despertar em vocês as habilidades de resolver problemas que sempre aparecerão para quem trabalha na áre de T.I. Caso não queira botar o cérebro pra funcionar, lamento, profissão errada. Pois bem. O que precisamos saber sobre como criar um site? A estrutura do site. Só isso ?

Para construir o seu próprio site você precisa entender uma série de mecanismos inerentes a tudo que aparece no navegador, mas a priori, iremos entender como fazer uma página simples e ao mesmo tempo que aprendemos html, vamos aprender também css.

O que é html?
Não é linguagem de programação. Pelo amor de Deus, nunca diga pra ninguém que você programa em html. Misericórdia. Html é apenas uma linguagem de marcação. Hyper Text markup language. Por ser uma linguagem de marcação, ou seja, formatação, é apenas isso que você irá aprender a fazer por aqui. Estruturar sua página e dar cores, posicionamento, largura e altura as coisas da sua página. Para fazer qualquer outra coisa dinâmica você terá que usar alguma linguagem de programação para isso. Aí sim você pode dizer que programa em alguma coisa =).

Bom, já sabendo agora que você não vai mais passar vergonha quando um profissional que entende do assunto lhe perguntar em qual linguagem de web você programa, agora vamos passar a entender qual a estrutura da página em html e como funciona isso no browser ou navegador.

A estrutura é a seguinte:

<html> 


Pronto. Esse é o esqueleto de toda página na internet. É um padrão especificado por w3c que rege todas as normas para construção de site usando html e css. Para saber mais acesse:http://www.w3c.br/Home/WebHome
Cada palavra entre os sinais de maior e menor ">" "<" é chamado de tag. Uma tag sempre que iniciada com uma palavra, "<html>", tem que ser feixada para determinar uma espécie de escopo da tag, ex: "</html>". Não esqueça que a barra para fechar é a invertida para a direita. Faça um teste, escreva no bloco de notas o código dado, salve o arquivo como extensão .html e abra-lo após salvo.

abraço e até o próximo post.


=)


Att.

Clécio de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário